Meditação: a ciência confirma sua eficácia
Agora só falta você começar
Estudos recentes da Universidade de Harvard confirmam a eficácia da meditação. Não se trata mais de misticismo ou espiritualidade, mas de ciência. E não é apenas a renomada entidade acadêmica que vem se esforçando para provar os efeitos positivos de silenciar a mente, mas muitos outros estudos ao redor do mundo já mostram seus inegáveis benefícios.
Em Harvard, o estudo é significativo porque trouxe uma tangibilidade a mais, explico. De acordo com as pesquisas, meditadores desenvolvem um aumento da massa cinzenta no cérebro, o que ajuda na memória, retarda doenças como AVC, emagrece e diminui o estresse.
Na imagem acima a prática da Acroyoga, com o mestre Andy Makino e eu, Simone Magalhães, nos nossos treinos regulares, que também tem como base fundamental a meditação. Estar concentrado, consciente é fundamental para centrar o corpo, respirar e conseguir manter equilíbrio suficiente para permanecer nesta postura por alguns minutos.
A grande maioria das pessoas afirmam que não conseguem meditar por serem inquietas demais e, de acordo com os especialistas, são estas as que mais precisam silenciar a mente e reduzir os níveis de estresse responsável por insônia, desencadeamento de doenças variadas, dores musculares sem muita explicação e até mesmo a resistência a insulina, causada em princípio pela liberação descontrolada do pâncreas devido ao alto consumo de açúcares no corpo.
Começar a meditar é simples e mais fácil do que realmente parece. Encontre um local silencioso, feche os olhos e se concentre em sua respiração por alguns minutos. Não tente não pensar em nada, isso é impossível, não existe. Sua mente vai devagar e isso é normal, concentre-se em sua respiração e foque no momento presente, tente esquecer o passado e não se projete para o futuro.
Permaneça pouco minutos, cinco, talvez 10, e vá aumentando aos poucos diariamente. Não force, o processo é natural. Quando menos esperar estará meditando por mais de 30 minutos e sentirá sua mente leve, limpa, descansada. O início de uma grande jornada para a expansão da consciência.
Para ter acesso a outras entrevistas e reportagens,
basta se cadastrar abaixo.