Ultramaratona: 75k de parceria e amor pelo esporte
"Maratona Bertioga Maresias é um marco na minha vida, é onde comemoro meu aniversário, rs".
Há quatro anos essa prova é tão especial para mim, que tem sido o cenário para comemorar meu aniversário e também a vitória por ter saúde, persistência e ter me tornado uma maratonista. Porque nem sempre foi assim. Mesmo correndo há mais de 10 anos, jamais havia pensado em correr uma ultramaratona, essa especificamente localizada no litoral norte de São Paulo, num dos visuais mais lindos que um corredor pode escolher para liberar endorfina.
Mas nem isso me seduzia para ser bem sincera. Até que numa fase de completa mudança de vida para finalmente começar a levar a sério treinamento, alimentação, eu trouxe como desafio a mim mesma participar desta prova. Nem preciso dizer que foi paixão a primeira passada. Minha estreia foi em grupo há exatos quatro anos e fiz pouco mais de 10 km, o suficiente para concluir a prova com a sensação de ter vencido areia, asfalto, terra e mar numa adrenalina indescritível.
Repeti a dose no ano seguinte, e já no terceiro ano fiz em trio, o que equivale 25 km para cada corredor. E neste ano, me preparo para mais uma jornada em trio. Em 2019, já determinei que farei meu primeiro solo, ou seja, os 75 km sozinha, apenas eu, Deus e o maior longão da minha vida de areia e mar, assim espero.
Mas enquanto 2019 não chega, me preparo para a edição que já acontece no próximo dia 20 de outubro, três dias após meu aniversário, então já sabem...cruzar mais uma vez essa linha de chegada terá gosto de felicidade e comemoração redobrados. Na foto abaixo meu treino simulado na areia para encarar o percurso.
A estrutura desta prova é uma das melhores que conheço, o trecho é longo, afinal, são 75 km, mas é impressionante como tudo sempre funciona bem e dentro do esperado. Destaque para a medalha com design temático e super bonito, sou mega visual, isso realmente importa para mim. Assim como o kit da prova sempre bem montado e de qualidade.
Agora se sua pergunta é se a prova é fácil, difícil? Explico: é puxada, mas super possível de ser percorrida por corredores que se preparam devidamente. O grande diferencial é que possui vários trechos que são divididos, inclusive pela organização da prova como fácil, moderado e mais difícil, já no final do percurso.
Isso traz um equilíbrio bem interessante porque corredores que estão iniciando, por exemplo, podem participar. Assim como os "the survivors", como são conhecidos ou no português literal "os sobreviventes", carinhosamente chamados aqueles que encaram os percursos mais longos e difíceis.
Por fim, a ultra acontece no sábado e ainda sobra o domingo para o descanso merecido ao lado dos parceiros num banho de mar. Uma boa parte deste trecho do litoral possui praias lindas, pousadas charmosas e restaurantes deliciosos. Minhas sugestões são as praias de Juquehy, Cambury, Sahy, assim como Barra do Una, e claro, a mais famosa delas, Maresias, conhecida como reduto dos surfistas, e onde finaliza a prova com a entrega de medalhas.
Se você quer se inscrever, ainda dá tempo. O site da Maratona Bertioga Maresias é o www.ciadeeventos.com.br. Corre lá! :)
Para ter acesso a outras entrevistas e reportagens,
basta se cadastrar abaixo.